quinta-feira, 4 de junho de 2009

Eu professor como mediador no processo ensino aprendizagem



O papel do professor é ser mediador no processo de construção do conhecimento, oportunizando o aluno a pensar e construir seu próprio conhecimento, oferecendo sempre condições para o desenvolvimento da capacidade de pensar e resolver problemas. É importantíssimo que o professor tenha, também, competência humana, para que possa valorizar e estimular os alunos, a cada momento do processo ensino-aprendizagem
Para que ocorram essas transformações, tão necessárias, é preciso que o professor demonstre profissionalismo, ética e, acima de tudo, compromisso com o sucesso dos alunos. O compromisso de conduzi-los ao aprendizado. É o desafio para todos os que estão envolvidos em Educação.
Atualmente trabalhar com projetos e as novas tecnologias está sendo uma alternativa e um apoio muito significativo para desenvolver um trabalho contextualizado e produtivo que permitem realizar atividades de aprendizagem de formas muito diferentes às convencionais.
Toda essa reflexão parece muito pertinente e necessária ao professor, porém analisando a escola na atual conjuntura percebemos que são inúmeros problemas que enfrentamos que é preciso urgentemente acontecer várias mudanças. São gritantes os problemas que temos na escola principalmente de aprendizagem que nos professores muitas vezes ficamos de mão atadas para resolver.
Hoje necessitamos de formação continuada em serviço, para acompanhar as mudanças, um tempo maior para planejar e pesquisar atividades significativas para melhorar o processo de ensino aprendizagem. Mediante toda a realidade o processo de ensino aprendizagem se torna um grande desafio na vida de cada professor.

Rosana Maria Gomes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário